Por que contratar uma consultoria tributária: 5 principais motivos

Por que contratar uma consultoria tributária: 5 principais motivos

Descubra os 5 principais motivos de optar por uma consultoria tributária para sua empresa e, assim, conquistar benefícios importantes para o presente e futuro do negócio.

Se você chegou até aqui, certamente deve se questionar por que contratar uma consultoria tributária é tão importante para qualquer empresa, certo? Por mais que você, gestor, tenha conhecimento sobre a área, certamente não compreende todos os benefícios dessa prática.

Seja para maior respaldo tributário, economia e gestão de tributos com pensamento estratégico, é essencial contar com parceiros que garantam a máxima qualidade dessa área para o negócio, afinal, é possível economizar dinheiro com o bom gerenciamento, por exemplo, entre outros benefícios.

Dessa maneira, separamos os 5 principais motivos — entre tantos — para responder a sua pergunta. Então, se você quer saber por que contratar uma consultoria tributária para a empresa, continue lendo até o final para descobrir.

O que é uma consultoria tributária?

Uma consultoria tributária é uma empresa especializada em fazer toda a gestão de tributos das organizações. Ela possui a experiência necessária para atender cada demanda da complexa legislação brasileira, o que evita perdas financeiras desnecessárias.

Assim, além de conhecer os principais motivos de por que contratar uma consultoria tributária, é importante saber qual é o seu objetivo. E agora que esclarecemos isso, podemos aprofundar nos principais motivos de apostar nessa parceria.

1. Maior segurança tributária

O principal objetivo de optar por uma consultoria tributária é ter maior segurança na gestão de tributos. E isso é importante pelo aprimoramento da fiscalização que a Receita Federal vem construindo ao longo dos anos, o que deixa mais empresas suscetíveis às fiscalizações e autuações.

Portanto, nesse cenário onde as auditorias são mais frequentes e eficientes, as empresas precisam do respaldo de que os tributos empresariais estão em dia. Com a complexidade da área, é essencial mitigar riscos para evitar autuações por falta de gerenciamento.

2. Economia com tributos

Qual é a melhor forma de tributação para sua empresa? Se você não tem muita certeza, uma consultoria tributária pode te ajudar nesse quesito. E só isso já nos dá um motivo e tanto de por que contratar uma consultoria tributária é tão importante.

Com a melhor metodologia aplicada, sua empresa não fica exposta às irregularidades ou pagamentos indevidos de tributos, o que vai gerar a economia para o caixa da empresa e permitir que esse dinheiro economizado seja utilizado na expansão do negócio.

Outro ponto importante é a garantia que os créditos tributários estão sendo utilizados corretamente. Com a previsão dessa ação na lei brasileira, as empresas podem recuperar valores consideráveis para aplicar da melhor forma em sua estratégia empresarial.

3. Recuperação de créditos tributários

E já que falamos em créditos tributários, também vamos reforçar esse ponto para responder o tema deste conteúdo. A recuperação de valores originados de tributos já é um dos grandes motivos de por que contratar uma consultoria tributária.

Na prática, a consultoria vai realizar um diagnóstico para identificar a existência de créditos tributários, que podem ser originados por pagamentos indevidos de tributos ou não aproveitamento de benefícios fiscais.

Seja por conservadorismo ou desconhecimento da lei, é possível recuperar créditos de até 5 anos anteriores, onde a empresa pode destinar o dinheiro obtido para quitar débitos vencidos ou por vencer — e, com isso, conquistar um alívio no caixa.

E o melhor: toda essa ação é prevista em lei, com os processos sendo efetivados perante o Fisco.

4. Monitoramento de risco tributário

Evitar riscos no pagamento de tributos também é um motivo importante de por que contratar uma consultoria tributária, caso você esteja se perguntando. Além de mitigar prejuízos financeiros, o monitoramento de risco é uma excelente ferramenta para a gestão empresarial.

Isso acontece pelo perigo que um tributo não pago ou inadequado pode causar para o caixa da empresa. Ao eliminar os prejuízos tributários, sua organização pode destinar o dinheiro para novos investimentos ou até para manter o fluxo de caixa saudável.

E o fluxo de caixa é tão importante que, segundo o SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham as portas por esse motivo. Portanto, manter o financeiro de uma empresa em dia é essencial para a alta competitividade empresarial.

5. Conformidade com atualizações tributárias

O nosso quinto e último motivo de por que contratar uma consultoria tributária também é bastante convincente, principalmente se considerarmos o cenário brasileiro. Com tanta complexidade que a legislação tributária possui, é essencial se manter atualizado para evitar prejuízos — oriundos de qualquer espécie — para a organização.

Em um estudo de 2017, por exemplo, foi constatado que 86% das empresas brasileiras tinham algum tipo de pendência no pagamento de tributos. Desse modo, estavam suscetíveis às atuações de fiscais, o que teria impacto direto no caixa.

Portanto, você, gestor, não precisa ficar se preocupando com mudanças na legislação dos complexos tributos brasileiros. Essa tarefa deve ser realizada por quem domina o assunto e vai entregar a maior conformidade e segurança com as atualizações tributárias.

E nesse sentido, a DallaPria Advogados pode fornecer a melhor consultoria tributária para sua empresa. Com foco em segurança, economia, recuperação, monitoramento e conformidade com tributos, temos a expertise necessária para essa tarefa complexa.

Portanto, se você precisa de assessoria tributária especializada, pode contar conosco. Entre em contato agora mesmo e nos traga a sua necessidade. Será um prazer imenso ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.